Translate

31 de janeiro de 2013

Passos nas Nuvens 5

 O moinho permanecia de pé, imponente, já sem uma única viga de telhado, mas de paredes intactas. A azenha tinha já sido parcialmente destruída pelo caudal do rio que subia nas fortes chuvas de Março.
Calcando as silvas e trepadeiras que dominavam o chão e a porta, avancei. Afastei a porta, que se encontrava apenas encostada ás pedras da parede e entrei.
O espaço, iluminado pela lua que brilhava por cima do telhado inexistente, tinha sido tomado de assalto por trepadeiras.
Usei a luz do telemóvel para me guiar por entre os barrotes caídos e cobertos de musgo e fungos.
Tacteei a parede húmida e viscosa, arrancando heras até encontrar, inalterável, o meu nome gravado.
Passei os dedos nos sulcos, relembrando as palavras do Cláudio naquela noite: “Ficas gravada aqui também, tal como estarás sempre gravada no meu coração.”
Uma promessa feita por duas crianças que começavam a descobrir a paixão. Juras feitas nas lágrimas e nos beijos. Juras que eu desejava serem eternas.
Mas a realidade atingiu-me em cheio no peito.
Abracei-me. Tremendo, apertei as costelas com força a tentar reprimir os gritos, os urros de raiva. Mas de nada me valeu.
As lágrimas caíam, grossas e cheias de corpo, cheias de dor e intermináveis.
Gritei até me doer a garganta e o peito.
Gritei até não conseguir mais respirar sem sentir pontadas de dor nas costelas. E depois parei.
Tudo parou. O vento parou, parou o ribeiro, a minha respiração. Não se ouvia um ruido, não se via um movimento. Ficou tudo calmo como o céu depois da tempestade.
Pisquei os olhos, agora acostumados a semiobscuridade do espaço.
Um raio de luz partia do meu telemóvel, iluminando um caminho onde pequenas partículas suspensas dançavam, numa dança sem ritmo próprio.
Tinha as calças todas molhadas do tronco onde me sentara.
Retirei o papel dobrado que tinha na carteira e auxiliada por uma fresta na parede onde encaixei o telemóvel a iluminar-me, comecei á procura de qualquer resposta capaz de me acalmar, contemplada nas folhas que tinha nas mãos.

“Erica, sei que nada do que te diga poderá minimizar o sofrimento a que te expus. Mas acredita que a dor que sinto, o ódio que me assola é por si só, pena para tamanho crime.
Acredita que a dor que vi nos teus olhos, me trespassou com a força de mil tiros.
Senti-me porco, sujo, não só por mim, mas acima de tudo por saber ter-te feito sentir dessa forma. Por saber ter destruído a perfeição que em ti existe.
Queria ter conseguido falar antes, explicar que estou de compromisso, numa tentativa de fechar a ferida gravada com a tua ausência.
Uma ferida com a forma do teu nome gravado em mim, como em tempos o gravei no velho moinho.
A Sara foi-me apresentada pelo meu pai.
É filha de um sócio de uma empresa que o meu pai pretende comprar.
Saí com ela, a pedido do meu pai, pela primeira vez depois de regressar no natal. Depois de regressar do nosso mundo, de me ter perdido nos teus braços.
Estava frágil, tu ocupavas os meus pensamentos de dia e de noite eras presença constante nos meus sonhos.
Não te servirá com certeza de consolo, mas preciso confessar-te que era em ti que pensava quando estava com ela.
Eram os teus lábios que eu saboreava, o teu corpo que eu tocava…
Vivia com o substituto de uma droga que me viciava. Que nunca me saciava, nunca me servia.
Deixei de ouvir a tua voz, as nossas conversas eram cada vez mais raras, as mensagens foram escasseando e a Sara estava lá. Presente, carinhosa. Colmatando o espaço que ficara entre nós. Sei que não me queres ouvir falar dela, nem eu tao pouco tenho mais o que falar.
Nunca te quis magoar e parto agora com a certeza de uma dor que me vai seguir para onde quer que eu vá.
Fui fraco. Fraco por aceitar um compromisso com alguém que apenas minimiza a dor de não te ter. Fraco por não ter tido coragem de te contar. Fraco por não lutar por uma resposta tua, por não ter lutado por ti.
Mas acima de tudo, fraco por ter desejado uma última vez ter-te nos meus braços, sentir a tua pele, devorar os teus beijos, sem que tu soubesses que seria uma despedida.
Não ocupes o teu coração com odio por mim, peço-te. És melhor do que isso, perfeita de mais para isso.
Se esta carta não servir para acalmar a tua mente, silenciar as tuas perguntas, que sirva para teres a certeza que a tua dor é partilhada. Que o teu nome estará sempre gravado no meu peito, mantendo os golpes profundos a sangrar.
Acima de tudo que sirva para saberes que não te podes culpar de nada. Que não te podes culpar de eu, mesmo sendo um fraco, te adorar como adoro.
Adoro-te”


In "Passos nas Nuvens"

Sem comentários:

Enviar um comentário